Briefing – Criação de Site

Bom Dia, hoje venho nesse artigo a fim de falar um pouco sobre Briefing –  Para criação de sites !

ImagemPrimeiramente temos que entender alguns pontos, o que é Briefing ?

Segundo Wikipédia – O briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade.

O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado.

É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

 Bom deu para entender o básico do que se trata, certo ? Bem e o site em si como funciona o Briefing ?

Primeiramente sempre que você for montar um site/portal para uma empresa ou qualquer organização , você deve fazer a seguinte pergunta sempre como o meu cliente espera que o site seja feito ? O que deve conter ?  Possui alguma cor padrão de aceitação para o site? Publico alvo ? Concorrentes Diretos ?  Pontos Fortes da empresa em relação aos concorrentes, em suma são algumas perguntas chaves que devemos fazer para a empresa a ponto de conseguir montar o projeto eficaz com taxa de rejeição baixa.

Lógico que sempre encontrará aquele cliente que fala simplesmente para você “…monte aí, depois me manda eu vejo e falo o que eu acho…”, geralmente esses são os mais difíceis de lidar pois eles irão solicitar mundos e fundos para você durante a criação e você geralmente irá ter que fazer várias alterações durante o andamento do seu projeto , isso contabiliza em perca de tempo e trabalho excessivo isso .

 Dica – Na hora de fechar o projeto, na parte que se diz respeito a quanto cobrar , pense no seu tempo e no tempo da empresa, contabilize e valorize o seu tempo, acredite eles estão mais interessados em você finalizar o projeto o quanto antes, não importando o quanto de horas irá ser necessário para desenvolve-lo , em suma é aquilo que toda empresa busca queremos um projeto simples porém arrojado com preço barato em tempo recorde , isso infelizmente não existe 😉 , pense nisso ! (em outra oportunidade falaremos sobre algumas dicas de como calcular seu projeto web) .

Voltando ao Briefing, bom entendemos do que se trata e para que serve e porque ele é essencial mas agora vamos levantar um escopo sobre como realiza-lo :

1- EMPRESA :

2 – RAMO DE ATUAÇÃO:

3 – SEGMENTO:

4 – JÁ POSSUI UM SITE? SIM OU NÃO? SE SIM, QUAL É O ENDEREÇO ELETRÔNICO?

5 – JÁ POSSUI LOGOMARCA? EM QUE ARQUIVO? COREL, PHOTOSHOP, IMAGEM?

6 – QUE TIPO DE SITE DESEJA FAZER? PROMOCIONAL, INSTITUCIONAL, E-COMMERCE, HOT SITE?

7 – DESCREVA ABAIXO O PÚBLICO ALVO DA SUA EMPRESA:

( ) Homens ( ) Mulheres  ( ) 3º idade ( ) Adultos ( ) Adolescentes

( ) Crianças ( ) Classe Social A ( ) Classe Social B ( ) Classe Social C

8 – QUAL A IMAGEM QUE SE DESEJA PASSAR PARA OS USUÁRIOS:

( ) Tradição ( ) Modernidade ( ) Clássico

( ) Retro     ( ) Clean     ( ) Inovação

9 – EXISTE ALGUMA COR DE PREFERÊNCIA PARA UTILIZAÇÃO NO SITE? QUAIS?

10 – DESTAS PÁGINAS ACIMA, QUAIS SERÃO DINÂMICAS? (MODIFICÁVEIS PELO PAINEL DE CONTROLE)

11 – QUAIS SÃO OS CONCORRENTES DIRETOS? (descrever o concorrente e o site caso possui.)

12 – O QUE DIFERENCIA VOCÊ DOS SEUS CONCORRENTES? (preço, serviços, etc.)?

13 – CITE UM OU MAIS WEBSITES QUE LHE AGRADAM E OS PONTOS FORTES DE CADA UM DELES.

14 – CITE UM OU MAIS WEBSITES QUE NÃO LHE AGRADAM E OS PONTOS NEGATIVOS DE CADA UM DELES.

15 – EXISTE PREFERÊNCIA PARA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

Bom essas são algumas perguntas chaves que aplico quando vou desenvolver um projeto web, espero que ajude ou dê alguma luz para quem têm dúvidas de como abordar a empresa nesse segmento.

 

Até a próxima !!! 🙂

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s